Startup alagoana aposta na realidade virtual para promover turismo local

1
188

Iniciativa é pioneira no segmento de turismo em Alagoas, oferecendo uma rica experiência de imersão virtual em vários pontos de interesse na cidade de Maceió, com imagens em 4D e em 360º, além de recomendações personalizadas com inteligência artificial

Por Oldemburgo Neto

Turismo virtual na palma da sua mão. Esse é o conceito da startup alagoana Rota Maceió, que acabou de chegar ao mercado investindo na tecnologia de realidade aumentada 4D e na inteligência artificial para promover ambientes e experiências turísticas de Alagoas.

A plataforma é projetada para desktops e dispositivos móveis, e possui uma série de informações interativas sobre os principais pontos turísticos do estado, com sistema de localização em tempo real, histórias sobre os lugares e sugestões personalizadas de rotas aos destinos. Tudo foi pensado para unir informação e tecnologia conforme o interesse dos usuários por meio de um guia virtual inteligente, que traz detalhes sobre horário de funcionamento dos estabelecimentos, acessibilidade, custos dos passeios e comentários da comunidade sobre as vivências nos locais.

No site do projeto (rotamaceio.com.br) há rotas em destaque para os turismos de aventura, gastronomia, negócios, cultura e entretenimento. A página também disponibiliza passeios em realidade virtual aumentada e imagens em 360º do bairro de Jaraguá, em Maceió, com uma rota que passa pela Prefeitura de Maceió, em frente à Praça Dois Leões, pelo Museu da Imagem e do Som (Misa) e por todo o casario antigo do histórico bairro portuário. Ainda no site, é possível que o usuário realize um cadastro, definindo diversas categorias de interesse para que, a partir disso, a plataforma comece a enviar notificações personalizadas sobre os eventos e atrações que acontecem na cidade.

“A ideia surgiu em 2019 durante um workshop promovido pela Prefeitura, que buscava solucionar alguns gargalos do cenário turístico de Maceió”, explicou Fábio Moreira, gestor de tecnologia da informação e co-fundador do projeto. A expectativa da startup é grande para o início da alta temporada em Alagoas, com a proximidade das festas de fim de ano e o avanço do trade turístico na medida em que mais pessoas estão se vacinando e voltando a viajar dentro do país, dada a atual conjuntura econômica e a subida do dólar. 

“Estamos chegando no verão e muitos eventos serão realizados em nossa capital, a exemplo dos réveillons públicos, espalhados por vários pontos de Maceió, e também as festas privadas. Vamos promover esses acontecimentos, notificando os usuários cadastrados para que eles tenham ciência desses eventos, informando sobre as atrações, fazendo uma descrição completa dos valores e das formas de adquiri-los para que os turistas possam saber e desfrutar do que nós temos de melhor”, completou o gestor da startup, que conta com apoio e recursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Google search engine

1 COMMENT

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here