Empoderamento feminino em cena

1
122

Grupo do Centro de Pesquisas Cênicas (Cepec) leva ao palco do Teatro de Arena o espetáculo ‘A Revolução das Mulheres’, adaptação livre do clássico homônimo escrito por Aristófanes, pai da comédia grega, em 328.a.C

Revisitando um clássico absoluto do grego Aristófanes, tido como o pai da comédia antiga, o espetáculo ‘Revolução das Mulheres’ nos convida ao palco do Teatro de Arena neste domingo (12), pontualmente às 19h30, para uma livre readaptação da obra do dramaturgo grego que encenou esta obra pela vez no ano de 382.a.C, em Atenas.

Na obra original, também conhecida como A Assembleia das Mulheres, a peça gira em torno da participação ativa das mulheres na sociedade ateniense, lideradas por uma mulher chamada Praxagora, que conseguiu mobilizar outras mulheres para que, juntas e disfarçadas como homens, invadissem a assembleia dominada pelos homens numa tentativa bem sucedida de convencê-los a votaprimeira r para que o controle de Atenas fosse transferido para as mulheres. 

Estando no poder, as mulheres implementam uma série de políticas dentre as quais valem destaque o provimento de moradia e alimentação para todos os cidadãos atenienses e uma curiosa proposta de igualdade perante os homens: permitia-se que cada homem se deitasse com qualquer mulher desde que, primeiro, ele se deite com alguma mulher mais feia do que a escolhida por ele.

Trazendo os diálogos possíveis entre a clássica obra de Aristófanes e a conjuntura social atual no que diz respeito aos direitos e às liberdades das mulheres, o espetáculo promete não apenas a garantia de boas risadas mas também um importante momento de consciência crítica e debate sobre o empoderamento feminino. A peça é produzida e composta por integrantes do Centro de Pesquisas Cênicas de Alagoas (Cepec), fundado em 2013, na capital alagoana, e que desde então vem desenvolvendo cursos, oficinas e espetáculos de teatro que visam o corpo do ator como ferramenta principal do teatro, em consonância com referências bibliográficas de teatrólogos como Augusto Boal, Rudolf von Laban, Cássia Navas e Denise Stoklos.

Seguindo o Decreto Estadual em vigência, os teatros administrados pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) – Teatro Deodoro e Teatro de Arena Sérgio Cardoso – estão em funcionamento com 75% de suas capacidades totais. 

Serviço

A Revolução das Mulheres

Elenco: Danielle Alves e Raquel Colaço

Atores convidados: Carol Buarque, Danyelle Caldas, Dhomini Gulemberg, Filipe Reis, Lua Martins e Marielle Teixeira

Quando: Domingo, 12 de setembro de 2021

Hora: 19h30

Onde: Teatro de Arena Sérgio Cardoso (Praça Marechal Deodoro, 1, Centro)

Ingressos: R$ 40 (Inteira) e R$ 20 (Meia-entrada)

Google search engine

1 COMMENT

  1. I feel this is one of the so much important information for
    me. And i am happy studying your article. However wanna remark on few general issues, The website style is wonderful, the articles
    is really great : D. Excellent activity, cheers

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here