Curso de cirurgia robótica com simuladores será oferecido aos participantes do XXII Congresso Norte Nordeste de Urologia

0

Especialistas em cirurgia robótica do Brasil e do exterior vão apresentar as mais recentes atualizações sobre o tema aos participantes de um curso específico que integra a programação do  XII Congresso Norte-Nordeste de Urologia e do I Simpósio Norte-Nordeste de Uro-oncologia. Ambos acontecem de 21 a 23 de março no Hotel Deville Prime, em Salvador. Além de reduzir o tempo de internação, a técnica robótica amplia a visão do médico e a precisão dos movimentos, representando um benefício potencial para o paciente a partir da redução de sequelas como incontinência e impotência sexual.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – seccional Bahia (SBU-BA), Ubirajara Barroso Jr, que também preside o Congresso, o fato da articulação das pinças do robô simular os movimentos das mãos do cirurgião, que opera sentado em um console, não só torna a cirurgia mais intuitiva como proporciona ao médico maior conforto e precisão. “A técnica robótica, que permite a visão em três dimensões (3D) e a ampliação da imagem do campo cirúrgico em alta definição permitem a visualização de microestruturas e a filtragem de tremores das mãos. Além disso, o uso do robô reduz o risco de sangramento, sendo uma evolução da cirurgia laparoscópica, que só permite a visão do paciente em duas dimensões (2D)”, destaca. Em tese, qualquer paciente com câncer de próstata que tenha a indicação cirúrgica pode realizar o procedimento.

O médico afirma, ainda, que a urologia é a especialidade médica que mais tem se beneficiado das vantagens da técnica robótica. “Com a chegada do robô em Salvador este ano, temos incentivado os urologistas que atuam na capital baiana a se qualificarem para utilizar a tecnologia. Através do uso de simuladores, é possível ter uma boa ideia de como ela funciona”, disse o presidente da SBU-BA, seccional Bahia. Além de um curso específico, várias palestras e plenárias do XXII Congresso Norte Nordeste de Urologia abordarão a técnica robótica, “que veio para ficar”, frisou o urologista Ubirajara Barroso Junior.

Outros temas que serão abordados no evento são as disfunções miccionais, disfunção erétil, urologia pediátrica, litíase, bexiga neurogênica, hiperplasia benigna da próstata e urologia geral.  Além de urologistas, oncologistas, radiologistas, patologistas, ginecologistas, pediatras, médicos nucleares e de outras especialidades, estudantes de medicina e demais interessados podem se inscrever através do site www.nortenordesteurologia.com.br.

Programação científica – Outro curso que será ministrado durante o evento será o de  “Endourologia”, ministrado no Brasil uma vez por ano pela Associação Americana de Urologia (AUA). Esta subespecialidade da urologia é associada ao tratamento de diversas doenças do trato urogenital sem a realização de incisões na pele ou apenas com pequenas incisões, o que reduz a dor e o tempo de alta hospitalar e de retorno do paciente às suas atividades, além de ter um excelente resultado estético. “As doenças mais comumente tratadas pela endourologia são os cálculos urinários, os tumores uroteliais e a hiperplasia prostática benigna”, explicou o urologista.

Outro destaque da programação é o curso “Bexiga Neurogênica”, apresentado pela Sociedade Internacional de Neuro-Urologia (INUS). “Teremos, ainda, o curso de Cirurgia Robótica, que inclui treinamento com um simulador; o tutorial de Urologia Pediátrica; o módulo de Uroginecologia; cursos práticos de Litíase e Green Light, todos ministrados por quem entende muito de cada um desses temas”, destacou o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – seccional Bahia (SBOC-BA), Fernando Nunes.

Palestrantes e organizadores – Os renomados palestrantes internacionais confirmados no encontro são os médicos Surena Matin (Houston – USA); Ricardo Gonzalez (Texas – USA); Fernando Kim (Colorado – EUA); Earl Cheng (Chicago – EUA); Carlos Trujillo (Bogotá – Colômbia); Mariano Gonzalez (Buenos Aires-Argentina); Carlos Mendez (Cidade do México – México) e Giulio Del Popolo (Florença-Itália).
A Comissão Organizadora do XII Congresso Norte-Nordeste de Urologia é composta pela Sociedade Brasileira de Urologia – seccional Bahia (SBU-BA), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica da Bahia (SBOC-BA), Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e Grupo de Uro-Oncologia da Bahia (GRUOBA).

Entrevistas:

Dr. Ubirajara Barroso Jr – presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Bahia (SBU-BA)

Dr. Fernando Nunes – presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – Bahia (SBOC-BA)

Compartilhe.

Sobre o Autor