Rennan da Penha é confirmado em show no mês de abril no Armazém Hall

Um dos principais nomes do funk nacional,Rennan da Penha,criador do Baile da Gaiola,–um dos bailes de funk mais famosos do Rio de Janeiro -,é atração confirmada em um evento,que será realizado no dia 04 de abril,na casa de shows Armazém Hall,em Lauro de Freitas. Recentemente,o DJ gravou seu novo DVD intitulado…

Festa Temática traz universo de Stranger Things à Amsterdam

Sucesso em mais de 80 cidades,tendo passado por São Paulo,Goiânia,Fortaleza,Maceió e Rio de Janeiro,a festa Rocknbeats está de volta a Salvador e agita a Amsterdam Rio Vermelho neste sábado, 17 de agosto. A festa temática vai levar o público para o “Mundo Invertido” do seriado Stranger Things,com diversas atrações,como shots alcóolicos,maquiagem,sorteios,rodada de docinhos,pipoca e sorvete…

Venda antecipada para Malévola:Dona do Mal já está disponível na UCI ORIENT

A estreia nas telonas do longa da vilã mais famosa da Disney está próxima e os fãs já podem garantir os ingressos nos cinemas da rede UCI ORIENT. Em Malévola –Dona do Mal,a princesa Aurora enfrenta muitas dificuldades provocadas por sua difícil relação com a fada de chifres. O filme estreia em 17 de outubro,Angelina Jolie retorna…

Retorno:Denny Denan faz ‘A FESTA’ dia 5 de abril em Salvador

Denny Denan volta aos palcos da Praça das Artes no Pelourinho para fazer um incrível show após o carnaval. O evento acontece dia 05 de abril a partir das 19 horas. Para participar da ‘A FESTA’ o público que comprou o ingresso para a ressaca que seria dia 8 de março ou trocou o abadá do bloco ‘DD no Comando…

II Diálogos Lítero-musicais

Em tempos de incertezas,dizer o óbvio parece tarefa necessária. Pensando na arte afirmar o já dito e de tornar mais livre o que já é,vem chegando o III Diálogos Lítero-musicais com o tema Poesia livre! a arte de afirmar. Alguma dúvida? O Diálogos ocorre anualmente na cidade de Cachoeira – BA,em paralelo à FLICA,promovendo mesas temáticas,…

Netflix apresenta novidades em seu catálogo para Dezembro

Sinopses das séries:Van Helsing:Quando Vanessa Van Helsing acorda de um coma,percebe que os vampiros se apoderaram do mundo e o destino da humanidade está em suas mãos. A primeira temporada desta série original da Netflix estreia no dia 2 de dezembro. Club de Cuervos:Na segunda temporada desta série original da Netflix,os irmãos Chava e Isabel…

Rennan da Penha é confirmado em show no mês de abril no Armazém Hall

Um dos principais nomes do funk nacional,Rennan da Penha,criador do Baile da Gaiola,–um dos bailes de funk mais famosos do Rio de Janeiro -,é atração confirmada em um evento,que será realizado no dia 04 de abril,na casa de shows Armazém Hall,em Lauro de Freitas. Recentemente,o DJ gravou seu novo DVD intitulado…

Sessão extra do show da nova turnê de Adriana Calcanhotto

Já estão à venda os ingressos para a sessão extra do show da nova turnê da cantora Adriana Calcanhotto. A apresentação acontecerá no dia 01 de Setembro (domingo) às18h00 no Teatro SESC Casa do Comércio. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro; e através do site Ingresso Rápido. O show Margem é baseado no homônimo álbum lançado em 07 de junho. Trata-se do último título da trilogia marinha iniciada por Calcanhotto em…


Colunista

O que Fazer em Salvador!?

Curso de cirurgia robótica com simuladores será oferecido aos participantes do XXII Congresso Norte Nordeste de Urologia

0

Especialistas em cirurgia robótica do Brasil e do exterior vão apresentar as mais recentes atualizações sobre o tema aos participantes de um curso específico que integra a programação do  XII Congresso Norte-Nordeste de Urologia e do I Simpósio Norte-Nordeste de Uro-oncologia. Ambos acontecem de 21 a 23 de março no Hotel Deville Prime, em Salvador. Além de reduzir o tempo de internação, a técnica robótica amplia a visão do médico e a precisão dos movimentos, representando um benefício potencial para o paciente a partir da redução de sequelas como incontinência e impotência sexual.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – seccional Bahia (SBU-BA), Ubirajara Barroso Jr, que também preside o Congresso, o fato da articulação das pinças do robô simular os movimentos das mãos do cirurgião, que opera sentado em um console, não só torna a cirurgia mais intuitiva como proporciona ao médico maior conforto e precisão. “A técnica robótica, que permite a visão em três dimensões (3D) e a ampliação da imagem do campo cirúrgico em alta definição permitem a visualização de microestruturas e a filtragem de tremores das mãos. Além disso, o uso do robô reduz o risco de sangramento, sendo uma evolução da cirurgia laparoscópica, que só permite a visão do paciente em duas dimensões (2D)”, destaca. Em tese, qualquer paciente com câncer de próstata que tenha a indicação cirúrgica pode realizar o procedimento.

O médico afirma, ainda, que a urologia é a especialidade médica que mais tem se beneficiado das vantagens da técnica robótica. “Com a chegada do robô em Salvador este ano, temos incentivado os urologistas que atuam na capital baiana a se qualificarem para utilizar a tecnologia. Através do uso de simuladores, é possível ter uma boa ideia de como ela funciona”, disse o presidente da SBU-BA, seccional Bahia. Além de um curso específico, várias palestras e plenárias do XXII Congresso Norte Nordeste de Urologia abordarão a técnica robótica, “que veio para ficar”, frisou o urologista Ubirajara Barroso Junior.

Outros temas que serão abordados no evento são as disfunções miccionais, disfunção erétil, urologia pediátrica, litíase, bexiga neurogênica, hiperplasia benigna da próstata e urologia geral.  Além de urologistas, oncologistas, radiologistas, patologistas, ginecologistas, pediatras, médicos nucleares e de outras especialidades, estudantes de medicina e demais interessados podem se inscrever através do site www.nortenordesteurologia.com.br.

Programação científica – Outro curso que será ministrado durante o evento será o de  “Endourologia”, ministrado no Brasil uma vez por ano pela Associação Americana de Urologia (AUA). Esta subespecialidade da urologia é associada ao tratamento de diversas doenças do trato urogenital sem a realização de incisões na pele ou apenas com pequenas incisões, o que reduz a dor e o tempo de alta hospitalar e de retorno do paciente às suas atividades, além de ter um excelente resultado estético. “As doenças mais comumente tratadas pela endourologia são os cálculos urinários, os tumores uroteliais e a hiperplasia prostática benigna”, explicou o urologista.

Outro destaque da programação é o curso “Bexiga Neurogênica”, apresentado pela Sociedade Internacional de Neuro-Urologia (INUS). “Teremos, ainda, o curso de Cirurgia Robótica, que inclui treinamento com um simulador; o tutorial de Urologia Pediátrica; o módulo de Uroginecologia; cursos práticos de Litíase e Green Light, todos ministrados por quem entende muito de cada um desses temas”, destacou o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – seccional Bahia (SBOC-BA), Fernando Nunes.

Palestrantes e organizadores – Os renomados palestrantes internacionais confirmados no encontro são os médicos Surena Matin (Houston – USA); Ricardo Gonzalez (Texas – USA); Fernando Kim (Colorado – EUA); Earl Cheng (Chicago – EUA); Carlos Trujillo (Bogotá – Colômbia); Mariano Gonzalez (Buenos Aires-Argentina); Carlos Mendez (Cidade do México – México) e Giulio Del Popolo (Florença-Itália).
A Comissão Organizadora do XII Congresso Norte-Nordeste de Urologia é composta pela Sociedade Brasileira de Urologia – seccional Bahia (SBU-BA), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica da Bahia (SBOC-BA), Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e Grupo de Uro-Oncologia da Bahia (GRUOBA).

Entrevistas:

Dr. Ubirajara Barroso Jr – presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Bahia (SBU-BA)

Dr. Fernando Nunes – presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – Bahia (SBOC-BA)

Compartilhe.

Sobre o Autor