Tabuleiro Produções comemora sete anos levando a cultura do recôncavo para o mundo

0

Em meio à crise que se alastra no país, uma produtora baiana descobriu o “segredo” do sucesso. Primeiro, força de vontade e ousadia em fugir do viés comercial e mercadológico. Segundo, investindo em artistas alternativos e grande parte, pouco conhecidos no cenário musical. Três, deixar a cultura americanizada de lado e procurar sempre valorizar a diversidade cultural e nossa identidade, em especial do Recôncavo Baiano.

Lendo assim parece fácil, mas não é. A Tabuleiro Produções teve muita dificuldade no comecinho por acreditar que nem só de “pão e circo” vive o homem, e que o povo baiano merece e precisa de mais. Mais cultura, mais música, mais arte, mais tudo de bom. Foi então que a criadora e Diretora Executiva da Tabuleiro Produções, Carine Araújo, começou a querer produzir e gerenciar projetos culturais em áreas pouco exploradas pelo mercado baiano.

Ela focou no samba de raiz, no reggae, na música afro e barroca, no instrumental das filarmônicas, na boa música popular brasileira, e em tudo que refletisse a cultura e patrimônio imaterial do nosso país. Foi então que surgiram projetos que não só evidenciaram a nossa identidade, mas a fizeram acessíveis a milhares de pessoas, através do princípio da democratização da cultura. Em 7 anos a Tabuleiro foi responsável pela elaboração um sem número de projetos, 213 aprovados e realizados em parceria com órgãos governamentais e empresas como Caixa, BNB, Vivo, Sebrae, BNDES, Petrobrás, Correios e muitos outros fundamentais para essa caminhada.

Artistas como Clécia Queiroz, Grupo Transcendental, Terapeutas do Riso, Grupo Ambiente Brasileiro, Gêge Nagô, orquestra de Reggae de Cachoeira e tantos outros que fazem parte do nosso casting comemoram conosco a possibilidade de expandir seus horizontes e ver seu sonho tornar-se realidade através de projetos como:  o do trio independente No Interior da Folia, que já em 2009, no ano de sua inauguração, trouxe a folia do interior para a capital com a premiadíssima apresentação do Grupo Matingueiros, ou o projeto Concertos Didáticos que levou o jazz afro barroco do Grupo Transcendental para a periferia de Salvador e para mais seis cidades do Recôncavo Baiano e fez o Gêge Nagô circular pelos SESCs do Rio de Janeiro.

Ou ainda projetos como a exposição Preservar Igarassu, em Pernambuco,o documentário Vida na Boa Morte, sobre a Irmandade da Boa Morte e os registros do Banho de São João no Mato Grosso do Sul e da Festa D’Ajuda,também em Cachoeira, que revelaram, através de pesquisas e audiovisual o patrimônio imaterial do Brasil, hernaça nossa, da qual temos muito orgulho.

Mostra de filmes, oficinas, exposição e muita música vão marcar as comemorações desses 7 anos, que acontecerão durante todo o ano de 2015. Os dias 19 de cada mês serão marcados por atividades que mostrarão um pouco mais da Tabuleiro para o público. E nesse dia de aniversário uma nova marca é lançada,  registro de nosso interesse pelo aperfeiçoamento e constante mudança, símbolo do nosso renovo após 7 anos.

A nova marca é criação da designer carioca Kyria Klein e traz em suas cores a união dos elementos artísticos que identificam a Tabuleiro. Em fevereiro será lançado o CriArte – braço educativo da Tabuleiro. Em março é a vez do site entrar no ar, e assim por diante. Um selo dos 7 anos marcará cada realização especial, que você acompanha na página da Facebook e no site.  No aniversário da Tabuleiro, quem ganha é a cultura popular brasileira.

A Tabuleiro Produções fica localizada em Salvador, no bairro de Itapuã. Entre em contato conosco pelo e-mail:conta@tabuleiroproducoes.com.br, pelo telefone (71) 3018-5012 ou pela nossa página no Facebook: /tabuleiroproducoes/

Compartilhe.

Sobre o Autor