Soja: mocinha ou vilã?

0

A soja é uma leguminosa que teve seu consumo difundido, principalmente entre os vegetarianos e intolerantes a lactose como forma de substituição do leite. Hoje em dia além da forma em grão, PTS (Proteína Teuxturizada de Soja) e Tofu (queijo de soja obtido através do leite de soja talhado) vários outros produtos também contém soja em sua composição como: pães, biscoitos, bebidas, suplementos esportivos, farinhas para bolo e até fórmulas infantis, mas será que ingeri-la com tanta frequência traz benefícios a saúde?

A soja possui antinutrientes que são substâncias que prejudicam a absorção de nutrientes e causam deficiências nutricionais, são eles:
– Ácido fítico ou fitatos, que reduzem a absorção de cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco em adultos e crianças, prejudicando a saúde e o crescimento além de impedir o bom funcionamento da tireóide, podendo levar ao desenvolvimento de hipotireoidismo, osteoporose, exaqueca e anemia.

– Estrógeno que pode causar disfunção sexual, aumento da gordura corporal e ginecomastia (crescimento anormal de mamas em homens).

– Fitoestrógenoque leva ao desenvolvimento sexual precoce em meninas e atrasa o desenvolvimento sexual em meninos.
– Inibidores de tripsina que interferem na digestão das proteínas e podem causar distúrbios pancreáticos e retardo no crescimento.
Contudo a soja também apresenta benefícios como: controle da diabetes, redução do risco de câncer e auxílio na prisão de ventre. O problema da soja (assim como qualquer outro alimento) é o consumo em excesso, portanto ela deve ser ingerida com moderação mesmo pelas pessoas que não consomem leite de vaca, o ideal é fazer uma variação dos leites vegetais (aveia, amêndoa, inhame, arroz, quinua e amendoim) em sua rotina alimentar. Esses leites podem ser produzidos em casa ou comprados já prontos, são saudáveis e podem substituir o leite de vaca de forma eficaz.

Fonte:
Por: Drª Vanessa Castro
Nutricionista Clínica e esportiva funcional
Instagran: @nutricastro
Fanpage: facebook/NutricionistaVanessaCastro

Compartilhe.

Sobre o Autor