Ruy Espinheira lança livro nesta quinta-feira

0

Um dos autores baianos mais premiados da atualidade lança, nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 18 horas na Praça Central do Mercado do Rio Vermelho, seu mais novo livro. Batizada de “O sonho dos anjos – contos reunidos & inéditos”, a publicação reúne 20 contos e marca 40 anos de publicação em livro. No trabalho o autor fala de temas como: solidão, amor, tristeza, vingança, humor, ternura, infância, perdas e conquistas, com contos inéditos e outros já publicados.

Editado pela Caramurê Publicações, o livro tem 188 páginas e já foi adotado para integrar a indicação de leitura para estudantes de uma grande escola de Salvador. “Cada conto tem sua mensagem, diferente de um romance que tem sua história integrada. Cada texto desta publicação foi feito com ideias diferentes e escrito em épocas diferentes”, revela o autor que nesta publicação tem contos de distintas fases da sua carreira. “Publicar um livro comemorativo de um autor como Ruy Espinheira Filho é um privilégio para qualquer editora brasileira”, comenta Fernando Oberlaender editor de “O Sonho dos Anjos”.

Ruy Espinheira Filho é um dos autores mais premiados do país. Nos quarenta anos de publicações, o escritor já ultrapassou os 30 títulos – contando-se, além da poesia e da ficção, os ensaios sobre Jorge de Lima, Mário de Andrade e Manuel Bandeira. No seu currículo, livros de poemas como “As sombras luminosas” (1981), vencedor do Prêmio Nacional de Poesia Cruz e Sousa, “Memória da chuva” (1996); finalista do Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira e do Prêmio Jabuti, ambos em 1997; Prêmio Ribeiro Couto, da União Brasileira de Escritores, em 1998. “Elegia de agosto e outros poemas” (2005), que ficou com o Prêmio Academia Brasileira de Letras de Poesia, 2006.

No mesmo ano, Prêmio Jabuti (2° lugar), da Câmara Brasileira do Livro, e “Menção Especial” do Prêmio Cassiano Ricardo – UBE/RJ. Na ficção foram dez livros dos quais se destacam o romance “Ângelo Sobral desce aos infernos” (1986) que conquistou o segundo lugar do Prêmio Rio de Literatura, a novela “O rei Artur vai à guerra” (1987), finalista do Prêmio Bienal Nestlé. “Um rio corre na Lua” (romance – 2007), indicado ao Prêmio Portugal Telecom, “De paixões e de vampiros: uma história do tempo da Era” (romance – 2009), indicado ao Prêmio Portugal Telecom. E três ensaios dos quais se destaca “Tumulto de amor e outros tumultos — criação e arte em Mário de Andrade”, (2001), finalista do Prêmio Jabuti, 2002. “Existe uma relação entre os contos e os poemas, ambos são mais breves e precisam ter uma força para funcionar”, revela o escritor.

A editora comemora os títulos de sucesso como: História do Petróleo na Bahia, de Cid Teixeira, Fernando Oberlaender e Daniel Rebouças, já esgotado, “50 anos de Arte na Bahia” outro com a crítica Matilde Matos, indicado pela Associação Brasileira de críticos de Arte à categoria de Melhor Livro do Ano de 2010, Andrômeda e outros contos, de Ruy Espinheira Filho, As Marcas da Cidade de Aleilton Fonseca e Domingo na Praça de Neide Cortizo, 20 Canções de Amor e um Poema quase Desesperado do poeta José Carlos Capinan e Rumor das Horas de Cássia Lopes foram adotados por escolas da rede privada de Salvador, além do Mestres da Gravura, co-edição juntamente com Fundação Biblioteca Nacional, que foi indicado para o prêmio Jabuti em 2014.

Além das obras citadas acima, para este ano e início do ano que vem já tem previstos mais dois livros da autora Neide Cortizo, um livro sobre o 2 de Julho de Cleise Mendes, uma publicação de arte chamada “Salvador uma Iconografia Através dos Séculos”, da mesma autora de Mestres da Gravura e uma coleção de livros infantis intitulada “Eu Vim da Bahia” que inclui nomes como: Ayêska Paulafreitas, Lena Lois, Mabel Velloso, Maria Antônia Ramos Coutinho e novamente Neide Cortizo.

SERVIÇOS:

“O Sonho dos Anjos – contos reunidos & inéditos”

Lançamento dia 29 de janeiro, a partir das 18 horas

Local: Mercado do Rio Vermelho (antiga Ceasinha)

Editora Caramurê Publicações

Número de páginas 188

Vendas nas principais livrarias

Valor sugerido: R$ 32,00

Compartilhe.

Sobre o Autor