Ruy Carvalho inaugura exposição na próxima terça-feira (24)

0

“Itinerário do Olhar” esse é o tema da Exposição do artista baiano Ruy Carvalho que será realizada de 24 de maio a 19 de junho, no Palacete das Artes Rodin, localizado no bairro da Graça. No primeiro dia, ocorrerá um coquetel de lançamento para convidados, a partir das 19h. Ao todo, 18 telas serão expostas pelo artista durante o evento que marca nona exposição de sua carreira. A mostra terá entrada gratuita e, durante a temporada haverá palestras sobre temas quem envolve, além da arte, moda, decoração, empreendedorismo e tecnologia.

Com criações exclusivas, a exposição traz traços novos que se diferenciam dos trabalhos anteriores. Para a mostra, uma triagem foi realizada a partir de ilustrações espontâneas de representação óbvia, que retratam situações e objetos comuns ao nosso dia a dia. Os desenhos de forma livre são isentos de significados na sua individualidade ganhando sentido apenas na totalidade da exposição.

SOBRE O ARTISTARuy Carvalho é pintor, ilustrador, designer, grafiteiro e chargista. Desde criança descobriu o seu interesse pelo mundo da arte e iniciou sua trajetória no mundo artístico ainda na adolescência, ilustrando cartilhas para orientar colonos de áreas ribeirinhas e desenhando para tabloides e informativos.

Logo, ele foi contratado por uma editora que publicava listas telefônicas onde aprendeu a criar logotipos, anúncios e ilustrações. Em 1989 ele foi contratado pela TV Aratu para desenhar charges nos programas “Bom Dia Bahia e Opinião”, no mesmo período começou no jornal A Tarde ilustrando os cadernos Laser & Informação, A Tarde Municípios e o suplemento Cultural. Ele também fez trabalhos para publicações a nível nacional como: Revista Vogue, Casa Cláudia, Quatro Rodas, dentre outras.

Em suas criações, ele transita entre a arte urbana e a pop art e tem como objetivo mostrar um trabalho livre de conceitos, que transmite a liberdade. Como principais referências, ele tem inspirações no mundo do HQ, da moda, além do famoso pintor estado-unidense Roy Lichtenstein.

 

 

Ao logo da sua trajetória ele já participou de oito exposições dentre coletivas e individuais, foram elas: Salão de Humor da Casa de Cultura Laura Alvin (Rio-RJ) (coletiva); Salão de Humor da Bahia (coletiva); Exposição sobre cultura popular Sesc Pelourinho (coletiva); Exposição Pop Pedra na Galeria Mosaico (em parceria com Olney SãoPaulo); Exposição HOW DO I LOOK – Espaço Cultural CCAA (individual); Exposição REBELIÃO NO TELHADO Bahia Café (individual); Exposição na Rocca (individual) e Exposição CÉU CLARO galeria do Livro (individual).

 

SERVIÇO

Evento: Exposição

Local: Palacete das Artes Rodin (Graça)

Data: de 24 de maio a 19 de junho

Horário: De terças às sextas-feiras, das 13 às 19h; Sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.

Curadoria: Anaíla Macedo e Central de Aplicativos.

Entrada: Gratuita

Mais informações: (71) 3117-6987 / 6910 e (71) 9 8167-7110

 

Compartilhe.

Sobre o Autor