Recôncavo recebe festival de jazz

0

Transcendental é um grupo Afrobarroco, suas influências provêm dos candomblés, aliadas às filarmônicas centenárias que cruzavam as ruas de Cachoeira.Dessa mistura surgiu o grupo instrumental que resgata expressões culturais enraizadas nessa terra.É um trabalho de pesquisa influenciado pelos Tincoãs – Mateus Aleluia é pai de um dos integrantes.

O Transcendental é uma experiência sonora em 90 minutos de uma música instrumental de caráter universal, que remetem às origens afro-barrocas. O grupo conta com os sopros de Mateus Aleluia e Vinícius Freitas, as harmonias de Márcio Pereira e Jota Anderson e a percussão de Gilva Santos, Luizinho e Kainã du Gêge, permitindo ao público perceber a baianidade acrescentada ao jazz através das vigorosas batidas percussivas, numa sonoridade envolvente e transcendental.

Os temas negritude e miscigenação estão presentes na música e no discurso do grupo: ” é uma música que une as tradições de quem durante séculos foi oprimido e opressor e hoje tem a capacidade de resgatar a importância dessa mescla de influências e do lugar de cada personagem nessa história”, diz Jota Anderson, um dos idealizadores do grupo. O principal objetivo é entreter o público com boa música, sem se desconectar da história e do legado do nosso povo.

Convidados para tocar no San Jose Jazz festival e no Festival de Jazz do Recôncavo, o grupo comemora em ver que cidades do interior estão conectadas com o que há de mais contemporâneo, sem no entanto perder as suas raízes e nesse show no aniversário da cidade de Muritiba, reconhece suas origens, e faz referência às filarmônicas centenárias da cidade em um espetáculo sensorial único.

SERVIÇO:

Show do Transcendental no Recôncavo Jazz Festival

Local: Praça da Matriz – Muritiba

Quando: 08/08/2015, às 20h

Quanto: Grátis

Compartilhe.

Sobre o Autor