Curso em Salvador falando sobre Séries de TV, ideias de criação e metodologias de financiamento

0

Televisão aberta, tv por assinatura, netflix, internet. Não importa a plataforma, mas é fato que hoje, a programação da televisão está bem mais ampla e ganhou especificidades que conquistam cada vez mais adeptos. E quando se fala em televisão atualmente, não se pode deixar de citar a produção de séries.

Elas são muitas, sobre diversos temas, com linguagens, efeitos e velocidades diferentes e prendem a atenção de milhões de pessoas por todo o mundo. O assunto é tão abrangente que a Escola de Negócios Cultura e Mercado, sediada em São Paulo – e que é referência nacional em formação para os setores criativos, resolveu montar um curso sobre “Desenvolvimento de Séries pra TV”, que será apresentado em Salvador, possibilitado pela parceria com a Benditas Projetos Criativos e com o SEBRAE. Vai ser nos dias 19 a 21 de maio, no espaço NOSSA Casa Colaborativa, um escritório de coworking, no Rio Vermelho.

O curso dá continuidade a um programa anual projetado pela Escola e vai mostrar um panorama do mercado de criação para TV, suas transformações e novas demandas de criação e desenvolvimento de conteúdos no cenário audiovisual brasileiro.

Para isso, virão a Salvador dois grandes nomes do mercado nacional de audiovisual: Luca Paiva Mello, sócio-fundador da Mistureba Pictures, duas vezes indicado ao International Emmy Awards e vencedor do Prêmio APCA de 2012, tendo em seu currículo, mais de 180 episódios de séries de dramaturgia produzidos; e Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural, além de consultora, conferencista, empreendedora e pesquisadora, que assina a concepção, planejamento e produção executiva de dezenas de projetos e programas culturais e criativos e fundos de investimento cultural privado para Comgás, Avon, Claro e NET.

Além do panorama do mercado nacional, os especialistas vão falar do trabalho de criação, desenvolvimento e etapas envolvidas desde a ideia de uma série até a sua transformação em produto para a TV. Além disso, os mecanismos de financiamento e metodologias voltados ao desenvolvimento de séries também serão abordados.

Vale lembrar que na capital baiana, os cursos irão até novembro deste ano e contam com apoio da APC Bahia, Bamp Creative Group, CBN Salvador, IBahia, Laboratório Audiovisual, Nosso Canto Quitutes Artesanais, Pipa Comunicação e NOSSA Casa Colaborativa.

Organizadores

O Cultura e Mercado é um centro de estudos voltado para os mercados de cultura, entretenimento e economia criativa, com sede em São Paulo. Atua desde 2010, com a missão de desenvolver e profissionalizar esses setores no Brasil, contando com uma rede de professores especialistas, de todo o país. Em Salvador, a realização dos cursos se dá através de uma parceria com a Benditas Projetos Criativos, que é uma empresa voltada à criação, desenvolvimento e produção de projetos e conteúdos que promovam conexões e conhecimentos inovadores e multidisciplinares. Fundada em 2013, a Benditas vem ganhando destaque no campo da Economia Criativa, especialmente nas ações de formação voltadas para este setor e na produção audiovisual .

Próximos Cursos

No segundo semestre, nos dias 29 e 30 de julho o curso que vai desembarcar por aqui será o de Técnicas de Pitching. O conteúdo desse curso englobará as Técnicas de Pitching e os 8 passos para um pitching poderoso. Além dosOs 10 componentes chaves para um projeto comercial, Loglines; Empatia; Herói, Cases de sucesso e Exercícios individuais para montar o seu próprio pitching.

O curso será ministrado pelo especialistaIvan Texeira, formado em economia, e que depois de trabalhar por um tempo no mercado financeiro, decidiu mudar de área e correr atrás de uma carreira na indústria cinematográfica. Estudou na UCLA, em Los Angeles, onde se formou diretor de produção e produtor executivo em longas-metragens. Produziu várias aclamadas produções brasileiras como: “Tainá 2”; “Desmundo” e “Lisbela e o Prisioneiro”.

Trabalhou como diretor de produção e Line Producer de vários filmes produzidos pelo departamento internacional da O2 filmes, como o longa-metragem “Journey to the End of the Night” com Brendan Fraser, Mos Def, Scott Glenn e Alice Braga, “Movimento Brasil”, um documentário para a Brahma, “Pure Spirit of Brasil” por Sagatiba/Saatchi&Saatchi, em Londres e filmes comerciais como a campanha “Jump” da Nike, dirigida por Fernando Meirelles e Filmada na China; Land Rover. Ivan foi o diretor de produção do filme “Cegueira” (“Blindness”) dirigido por Fernando Meirelles. Recentemente foi Line Producer no Rio de Janeiro, do longa dirigido e estrelado por Silvester Stallone, “Os Mercenarios”.

O penúltimo curso do ano acontecerá nos dias 30 de setembro e 01 de outubro e será de Editora Musical. Dentro do seu conteúdo constará o Histórico das editoras musicais, sua evolução e importância através dos tempos e nos dias de hoje. A diversidade das formas de utilização de obras musicais. Os direitos autorais e seu controle. Como abrir legalmente uma editora musical. Sua administração e controle remunerado de repertórios musicais. E a Editora Musical e as novas tendências de negócios no mercado musical. As experiências de sucesso no Brasil e no mundo frente às novas tecnologias.

O curso será ministrado pelos docentes: Fernando Yasbek, advogado especializado em Direitos Autorais, formado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, membro da Comissão de Direitos Autorais da OAB-SP, é há 17 anos sócio da Editora Spin Music, que trabalha com autores como André Abujamra, Antônio Pindo, Ed Cortes, Maurício Pereira, Wander Wildner, Black Alien, Tim Bernardes, Marco Mattoli. E José Carlos Costa Netto, advogado militante em direito autoral, mestre e doutor em direito civil pela Universidade de São Paulo, compositor e produtor cultural, proprietário da gravadora independente Dabliú e da Verde Edições Musicais, presidente da BM&A – Brasil, Música e Artes, presidente da ABDA – Associação Brasileira de Direito Autoral. É autor de várias obras sobre direito autoral, em especial “O Direito Autoral no Brasil – 2ª edição” (Editora FTD, São Paulo,2008).

Para encerrar o programa, nos dias 25 e 26 de novembro, Salvador vai receber o curso Games no Brasil, que busca mostrar um Panorama geral do mercado de games: números de mercado e apresentação do conjunto das questões legais. Aliado a isso, também vão aparecer as Leis de incentivo para games: como usar, estrutura de apresentação de projetos, enquadramento etc. Princípios de propriedade intelectual no mercado de game: direitos autorais e marca. E também contratos: questões específicas do setor audiovisual e alguns padrões do mercado de games.

Os docentes serão Felipe Gabriades, advogado do escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, atuante na área de Incentivo Fiscal à Cultura. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. E Gilberto Toscano, formado em Direito pela Universidade de São Paulo e com pós-graduação em Direito do Entretenimento pela Escola Superior de Direito da OAB, palestrante e mediador em eventos como Rio Content Market, NYC Kidscreen, ABTA, Fórum Brasil TV e Filmcup. Gerente da equipe audiovisual no escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados em São Paulo e, anteriormente, business e legal affairs da O2 Filmes, Gilberto assessora programadoras, produtoras, distribuidoras e outros agentes do mercado audiovisual.

Serviços:

Cursos na área de Gestão Cultural e Economia Criativa

Quando:

19, 20 e 21/05/2016 – Desenvolvimento de Séries pra TVLuca Paiva Mello e Minom Pinho

Horários: Quinta e Sexta das 19h às 22h e Sábado das 9h às 17h

Local: NOSSA Casa Colaborativa (Rua Alagoinhas, 321, Rio Vermelho, Salvador/BA, em frente à Casa de Jorge Amado)

Valor: R$ 351,00 (parcelado em até 3 vezes no cartão. Descontos para inscrições antecipadas).

Inscrições: www.culturaemercado.com.br/cursos

Realização: Escola de Negócios Cultura e Mercado, Benditas Projetos Criativos e SEBRAE

Apoio: APC Bahia, Bamp Creative Group, CBN Salvador, IBahia, Laboratório Audiovisual, Nosso Canto Quitutes Artesanais, Pipa Comunicação e NOSSA Casa Colaborativa.

Compartilhe.

Sobre o Autor