Entenda a importância de consultar um nutricionista

0

Hoje em dia, a maioria das pessoas, estão percebendo a importância da alimentação para a saúde e qualidade de vida. Muitas pessoas já entenderam que a alimentação correta traz inúmeros benefícios, e ainda pode prevenir e até mesmo curar diversos tipos de doenças, em qualquer fase da vida. “Faz do teu alimento, o teu medicamento” era o que dizia Hipócrates, o pai da medicina.

Os nutrientes são o combustível do organismo, precisamos deles para ter energia, pensar, caminhar, estudar, trabalhar, para crescer os cabelos, para ter uma pele bonita, para enxergar bem, ter saúde, e manter o organismo em equilíbrio.

E para cuidar e auxiliar a alimentação das pessoas, é que existe o profissional de nutrição, apenas ele estuda profundamente a interação homem e alimento.

A profissão é regulamentada pelaLei 8234, de 17 de setembro de 1991e deixa claro que a prescrição dietética é uma das atividades privativas do nutricionista. Portanto, não permitam que profissionais de outras áreas façam isto.

Por mais que a mídia nos dê tantas informações sobre alimentação saudável, nada disso substitui o acompanhamento profissional. Pois muito mais do que contar calorias, o nutricionista conta nutrientes, analisa as necessidades do seu corpo, trabalha com a prevenção, conhece as interações entre alimentos e medicamentos, interações entre os próprios nutrientes, sabe a hora certa de comer cada coisa, sabe como manter os resultados(evitando que depois de um tempo volte tudo de novo), entre muitos outros motivos.

Ele lhe ajuda a chegar ao seu objetivo com saúde, seja ele qualfor,em cima da individualidade e baseado na rotina.

Muitas vezes, ao tentar fazer uma dieta por conta própria, as pessoas acabam desenvolvendo problemas de saúde, ou não conseguem manter os resultados por longo período, e acabam se prejudicando.

Por tudo isso, que ao pensar em mudar sua alimentação, seja por motivos estéticos ou de saúde, é importante buscar ajuda profissional.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Nutricionista Francyne Souza CRN5 7834/P, graduada pela Faculdade Nobre de Feira de Santana. Pós-graduanda em Fisiologia do Exercício-Prescrição do Exercício, possui curso de extensão em Analise físico-quimica dos alimentos. Experiência em atendimentos, principalmente com adolescentes e jovens adultos, e em fábrica de alimentos, elaboração de manual de boas práticas de fabricação.