Saúde: Corra do efeito sanfona

0

Um dos maiores desafios para quem está buscando o peso ideal é não conseguir manter o peso desejado e voltar ao peso antigo, isso é muito comum e chamamos “efeito sanfona”.
Para evitar o efeito sanfona é necessário tomar alguns cuidados com a reeducação alimentar, segue dicas que podem te ajudar a não cair nessa armadilha:

1. Reduza o volume nas refeições e aumente o fracionamento, isso quer dizer que se você costuma comer 3 vezes ao dia em grande quantidade, você pode passar a se alimentar 5 a 6 vezes ao dias com porções menores.

2. Evite ficar com fome, aumentando a quantidade de refeições vai reduzir as chances de comer bastante em uma única refeição.

3. Consuma verduras e legumes pois contém fibras e aumenta a saciedade, evitando que você consuma além do que seu organismo necessita.

4. Não deixe de comer as coisas que te dão prazer mesmo que sejam guloseimas, apenas reduza a quantidade e frequência com que as consome e opte por opções menos calóricas como o caso do chocolate 70% cacau que tem menos calorias e mais benefícios que os chocolates com teor de cacau abaixo de 50%.

5. Evite alimentos processados, quanto mais in natura for o alimento, mas nutrientes ele te trará.

6. Beba bastante água, as reações químicas do organismo são feitas em meio aquoso.

7. Mastigue bem os alimentos para que tenha uma boa digestão e que haja tempo para seu estomago enviar uma mensagem para o cérebro informando a saciedade.

8. Pratique atividade física, além dos benefícios para o corpo auxilia na redução da ansiedade e contribui para manutenção do peso.

Essas precauções vão ajudar para que você mantenha-se no peso sem fugir da dieta.

Por: Drª Vanessa Castro
Nutricionista Clínica e esportiva funcional
Instagram: @nutricastro
Fan page: facebook/NutricionistaVanessaCastro

Compartilhe.

Sobre o Autor