Alimentos refrescantes e saudáveis para combater o calor

0

Está certo que o verão ainda nem começou, mas a temperatura já subiu e o calor está cada vez mais intenso. Nem mesmo as chuvas que ocorrem ocasionalmente estão conseguindo refrescar, além do mais, o nosso organismo pode acabar desidratando com toda essa exposição ao calor, e é preciso repor esse liquido para se manter hidratado e saudável, evitando alguns sintomas como: fraqueza, tontura, queda brusca da pressão arterial e até mesmo baixa imunidade.

O calor pode vir ainda acompanhado de sensação de cansaço, o excesso de açúcar e gorduras pode aumentar essa sensação, pedindo uma alimentação mais leve.

Para nossa sorte existem alguns alimentos com poder refrescante e ainda saudáveis, que podem ser ótimos aliados nos dias mais quentes. Todos os alimentos que apresentam alto teor de água, são considerados hidratantes, e ficam melhor ainda quando consumidos frios (colocar na geladeira antes).

Alguns destes alimentos são: melancia, melão, laranja lima, berinjela, pera, pepino, abobrinha, alcachofra, tomate, abacaxi com hortelã, água de coco, maçã, carambola, kiwi. Incluir esses alimentos na alimentação é uma ótima opção de se manter hidratado e refrescado. Podem ser consumidos puros, misturados a saladas, por exemplo, e como sucos. E preferencialmente colocar na geladeira antes de consumir.

Outra dica para os dias quentes são as águas aromatizadas. Para prepara-las deve-se usar uma ou mais frutas frescas refrescantes (a gosto da pessoa), e coloca-las em uma jarra com água, deve-se esperar algumas horas para que a fruta libere algumas propriedades na água e também o sabor. A depender da fruta, a água ficara com a cor dela.

O ideal é consumi-la gelada e sem adição de açúcar. Pode adicionar ervas aromáticas como o manjericão, hortelã ou alecrim. O sabor fica suave e agradável, a água aromatizada possui poucas calorias, e o ideal é que seja preparada em jarros de vidro.

Estas dicas não substituem a água pura, não se esqueça de beber.

Agora que já sabe, nos dias de calor dê preferencia a estes alimentos e refresque-se!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Nutricionista Francyne Souza CRN5 7834/P, graduada pela Faculdade Nobre de Feira de Santana. Pós-graduanda em Fisiologia do Exercício-Prescrição do Exercício, possui curso de extensão em Analise físico-quimica dos alimentos.

Experiência em atendimentos, principalmente com adolescentes e jovens adultos, e em fábrica de alimentos, elaboração de manual de boas práticas de fabricação.