Água, um bem indispensável.

0

A água é fundamental na manutenção da vida, importante para os sistemas fisiológicos de digestão, absorção e excreção, sendo essencial para todos os tecidos corporais. Atua como um bom solvente para vitaminas, minerais, aminoácidos e etc. Participa do controle da temperatura corporal, opera como meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias do corpo.

Corresponde em média a 60% do peso corporal em um adulto, onde varia para mais ou para menos dependendo da quantidade de gorduracorporal. O corpo humano não tem a habilidade de armazenar água, por isso a quantidade perdida deve ser reposta.

A perda de água corporal pode ocorrer:

  • Na forma de urina;
  • Nas fezes;
  • Suor;
  • Pelo ar expirado dos pulmões;
  • E pela perda que ocorre imperceptível através da pele.

Em pessoas saudáveis, a sede é vista como a necessidade de consumir água. Quando o corpo utiliza ou perde mais água do que o ingerido, pode ocorrer a desidratação, causando sede intensa, urina concentrada, olhos encovados, pele bastante seca, dores de cabeça, fadiga, tontura, batimentos cardíacos acelerados, queda da pressão arterial, mau funcionamento dos rins, entre outros. Existe desidratação leve, moderada e grave. Quando identificada, deve ser tratada para evitar riscos a vida.

Também existe intoxicação hídrica, ocorre quando o consumo de água ultrapassa a capacidade corporal de excretá-la, gerando náuseas, vômitos, distúrbios da consciência, edema cerebral, entre outros. Intoxicação hídrica quando não tratada, pode evoluir para morte. Mas, nada de pânico, para isso acontecer a pessoa precisa consumir bastante líquido, algo muito além dos dois litros estipulados como padrão geral.

Observação:A água está presente em alguns alimentos como: a melancia, maçã, cenoura crua, tomate, nos diferentes tipos de carne, leite líquido, arroz cozido e etc. Apesar de alguns alimentos conter água, nada pode substituir o consumo de água potável.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor