A Exposição “6 MÃOS”, pode ser conferida no saguão de entrada da Casa do Comércio

0

Resultado de um trabalho minucioso feito, em argila, por 6 talentosas mãos, a exposição, que recebe o mesmo nome, pode ser visitada de 27 de agosto até 30 de setembro no saguão principal da Casa do Comércio. Jiovaldo Chaves Araújo, mais conhecido como Jotacê, Jan Araújo e Hermes Aquino, pai e filhos respectivamente, são os artistas responsáveis por essa mostra que retrata, através de quadros e esculturas, o encantador universo da nossa cultura popular nordestina.

Com um currículo que contempla participações em importantes mostras e exposições por todo o Brasil, as peças, desse trio de artistas, são também frequentemente exportadas para diversos países. De publicações em revistas de arte às novelas da Rede Globo, o reconhecimento dos seus trabalhos é uma constante nas carreiras desses três artesãos. “Beleza Pura” e “Saramandaia”, por exemplo, foram duas recentes produções da Globo que contaram com esculturas de Hermes e Jan Araújo respectivamente.

Na recente e hilária última versão de Saramandaia, do autor Ricardo Linhares, quem não se lembra do Santo Dias, padroeiro da cidade de Bole-Bole? Pois é, o Santo Dias, de autoria de Jan Araújo, foi uma encomenda feita diretamente por Ricardo Linhares para homenagear o autor Dias Gomes, que escreveu a primeira versão da teledramaturgia. Ao receber a peça, Linhares não escondeu sua surpresa com o resultado: “A escultura ficou muito além do que eu havia imaginado. Ficou linda! É um trabalho de grande qualidade e é totalmente brasileira, remetendo à nossa arte popular. Vai ser muito divertido ver os personagens pedindo benção ao Santo Dias/Gomes!”

Fruto de diferentes técnicas de um processo totalmente artesanal, as obras desta coleção contam com pinturas em tons suaves e harmoniosos, tendo como inspiração a fauna e a flora numa harmoniosa mistura com o sagrado. São peças em argila modeladas à mão livre, desde a estrutura do corpo até os mais delicados detalhes. Depois de moldadas, as peças recebem uma pintura, com corantes minerais, e vão para queima em um forno aquecido a mais de 900º.

SERVIÇO:

O que: Exposição 6 Mãos

Período da Mostra: 27 de agosto a 30 de setembro

Horário: Todos os dias das 09 às 22h

Onde: Casa do Comércio – Av. Tancredo Neves nº 1109

Valor: Entrada franca

Compartilhe.

Sobre o Autor